18 May 2014

WBD - Tiered berry pavlova / Pavlova de frutos vermelhos em camadas.


The theme for this year's World Baking Day is "Who will you bake for?".
Well, I bake for my family and for the ones I love, because baking is LOVE and LOVE makes the world a better place to live!
ingredients (serves 10 to 12):
4 tsp cornflour
4 tsp cider vinegar
8 large egg whites (free range)
pinch of salt
350g golden caster sugar
2 tsp vanilla extract
600ml double cream
4 tbsp maple syrup
2 tsp vanilla extract
800g mixed berries
icing sugar, to dust



method:
Preheat the oven to 200ºC.
Line 2 baking trays with baking paper and draw 3 circles with 10cm, 18cm and 25cm diameter each on them. Set aside.
Mix the cornflour and vinegar together until combined and lump free.
In a large clean bowl, whisk the egg whites with the salt until stiff peaks form.
Add the sugar, 1 tbsp at a time, alternating with small amounts of the vinegar mixture and mix until everything is throughly combined.
Fold in the vanilla extract and using a big spoon spread the mixture onto the 3 circles.
Place the trays in the oven and and turn the temperature down to 100ºC.
Bake the meringues for 2 1/2 hours or until crisp on the outside and bottom.
When done, turn off the oven and leave the meringues cooling inside the oven with the door ajar.
Just before serving, whip the cream until soft peaks, then fold in the maple syrup and vanilla extract.
Place the largest meringue on a serving plate, spoon 2/3 of the cream on top and sprinkle with a mix of the berries.
Repeat with the remaining two meringues, cream and fruit in order to create three tiers and finish with a dust with icing sugar.
__________________



O tema do World Baking Day deste ano é "para quem cozinhas tu?".
Bom, eu cozinho para a minha família e para aqueles que amo, porque cozinhar é AMOR e AMOR faz do mundo um lugar melhor para se viver. 
ingredientes (para 10 a 12 pessoas):
4 coheres chá de Maizena
4 colheres chá de vinagre de cidra
8 claras de ovo (de preferência biológicos)
uma pitada de sal
350g açúcar refinado amarelo (ou branco)
2 colheres chá de extracto de baunilha
600ml natas para bater
4 colheres sopa de maple syrup
colheres chá de extracto de baunilha
800g mistura de frutos vermelhos frescos
açúcar em pó, para polvilhar




preparação:
Aquecer o forno a 200ºC.
Forrar 2 tabuleiros com papel vegetal e nele desenhar 3 círculos de 10, 18 e 25cm, respectivamente. Virar o papel ao contrário, para que a caneta ou lápis, não fique em contacto com a comida.
Misturar a Maizena com o vinagre, até obter uma mistura macia e lisinha.
Numa taça super limpa, bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal.
Adicionar o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, batendo sempre, intercalando com bocadinhos da mistura de Maizena.
Quando terminar o açúcar e a Maizena e a mistura estar brilhante e espessa, desligar a batedeira e envolver a baunilha nas claras.
Com uma colher, dividir a mistura pelos 3 círculos e levar ao forno, reduzindo imediatamente a temperatura do forno para os 100ºC.
Cozer os suspiros por cerca de 2 horas e 30 minutos, ou até que o exterior e bases estejam estaladiças.
Quando cozidos, desligar o forno e deixar os suspiros lá dentro, com a porta entreaberta.
Antes de servir, bater as natas até obter picos ligeiros e adicionar o maple syrup e a baunilha.
Colocar o suspiro maior num prato de serviço, cobrir com 2/3 das natas batidas, decorar com uma mistura de frutos vermelhos.
Repetir a operação com os restantes dois suspiros, as restantes natas e restantes frutos, por forma a obter 3 camadas e polvilhar com açúcar em pó.



Recipe / Receita:

35 comments:

  1. Epá, que aspecto fantástico! Parabéns! FAZ ÁGUA NA BOCA. :)

    ReplyDelete
  2. Absolutamente fabuloso! Um dia, quando for grande, faço uma pavlova assim

    ReplyDelete
  3. Bom dia Lia,
    A pavlova ficou com belíssimas cores, linda, uma deliciosa tentação.
    Beijo, Boa semana,
    Vânia

    ReplyDelete
  4. Que linda pavlova salpicada com os meus frutos preferidos! Uma maneira perfeita de comemorar este dia. E concordo contigo, cozinhar para aqueles que se ama é Amor. Muito amor neste dia. Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Esta é a Rainha das pavlovas, Lia! Ficou perfeita, que maravilha!

    Beijinhos e Happy World Baking Day :)

    ReplyDelete
  6. Ai, Lia, como eu gostei desta tua Pavlova Tão "fashion" e profissional! Gostei do truque do vinagre com a maisena, para mim uma novidade.
    Já levo a receita. Obrigada por tão gostosa partilha. Bjs. Bombom

    ReplyDelete
  7. Lia,
    eu adoro pavlova, aquele crocante a desfazer-se na boca:)
    Esta ficou lindíssima, em camadas coloridas pelos frutos.
    Foi uma escolha perfeita para este dia.
    As fotos apelam à gula de qualquer mortal :)
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete
  8. Uma óptima e vistosa participação!

    ReplyDelete
  9. Que pavlova tão linda, Lia! Uma escolha perfeita neste lindo dia de sol...
    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Mas que beleza, Lia! Magnifica apresentação :)
    Adoro pavlova mas evito fazer por motivos óbvios... esta tua está simplesmente perfeita!

    Bjinhos


    ReplyDelete
  11. Fantástica! Linda de morrer... Adoraria provar... hummmm
    Bjinhos

    ReplyDelete
  12. Adoro PAvlova e até acho que neste momento será a minha sobremesa preferida.

    Foi a primeira vez que vi uma assim em camadas.

    Parabéns foi uma óptima escolha para este "Worl Banking Day" que eu desconhecia até à uns minutos atrás.

    ReplyDelete
  13. minha amiga querida como é gostoso vir aqui ..eu amo suas receita e as fotos estão lindas demais parabens bjus doces

    PS quando crescer quero ser como vc bjus

    ReplyDelete
  14. Ai ai ai ai ai... eu ADORO pavlovas! Já fiz uma vez e babei completamente!!!
    Esta tua torre de pavlova está divinal!!! Tão colorida, tão perfeitinha!
    O World Baking Day agradece :-)
    Beijinhos querida
    C

    ReplyDelete
  15. Olá querida Lia :)
    Confesso que não aprecio pavlova mas o teu bolo está tão lindo, mas tãooo lindo, que só me apetece mesmo cortar uma fatia (ou melhor, comer aquela que já está cortada porque acho que nunca teria coragem de o cortar de tão bonito que fica inteiro ;) hehe).
    Beijinhos e uma ótima semana *

    ReplyDelete
  16. Ai ai ai ai ai... eu ADORO pavlova!
    Que torre pavlovica LINDA :-)
    Tão colorida, tão perfeitinha!
    Também já fiz duas vezes e AMEI!
    O WBD também vai adorar!
    Muitos bejinhos, querida
    C

    ReplyDelete
  17. Desculpe a ausência... Eu estive um pouco afastada, devido alguns probleminhas que já estão entrando nos eixos, graças a Deus.
    Que receita Maravilhosa, só de olhar já dá vontade de experimentar.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ReplyDelete
  18. Lia,
    eu sempre tive vontade de fazer essa receita, suas fotos estão lindas, tudo perfeito!

    Bjs, ótima semana junto a sua família!

    ReplyDelete
  19. Olá amiga,

    E nesta magnifica pavlova brilha todo o amor que colocaste para a tua familia !
    Está lindíssima, foi um assinalar de luxo no WBD !
    Parabéns ! :)

    Beijinhos

    PS: Lia, agora os comentários pedem que se insira uma série de caracteres idiotas que são mesmo muito desagradáveis... ainda por cima nem sempre se acerta à primeira, perde-se o comentário e é uma grande chatice, será que podes retirar essa opção, por favor ? :) Desculpa o pedido, mas só hoje notei.

    ReplyDelete
  20. Que lindo bolo Lia! Vou levar comigo a receita :)
    Nunca fiz pavlova e esta é mesmo inspiradora!

    Muito obrigada por todo o carinho que tens demonstrado pelo Tomilho-limão ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ReplyDelete
  21. Minha querida Lia :)
    Quando vi esta foto no instagram fiquei de boca aberta, à espera que me caísse um bocadinho dela na boca :p o que não aconteceu!
    Ficou linda, linda, linda :)
    Não é a Rainha das Pavlovas e sim A Pavlova! :)
    Perfeita querida!
    Adoraram todos, não?
    Um grande beijinho

    ReplyDelete
  22. Está tão bonita esta pavlova! Eu nunca conseguir fazer nenhuma de jeito...

    ReplyDelete
  23. Your pavlova looks amazing!! Never would have thought to layer a pavlova haha :)

    ReplyDelete
  24. Eis algo que nunca experimentei a fazer que gosto tanto! Tem um aspecto fenomenal e com esses frutos deliciosos fica melhor ainda.
    um beijinho

    ReplyDelete
  25. Lia querida, se tem uma sobremesa que gosto demais, porém nunca me arriscarei em fazer é a pavlova. Nunca me dei bem com suspiros, nunca dão certo, mas admiro quem sabe fazer. O seu ficou perfeito, lindo e com um belíssimo visual. Adorei. Beijinhos

    ReplyDelete
  26. De boca aberta, está lindo! As camadas em tamanhos diferentes, o prato de bolo...Parabéns! Eu nesse dia fiz um bolo de chocolate! Bjs

    ReplyDelete
  27. Querida Lia,
    esta pavlova está uma obra de arte!
    As que experimentei fazer não havia hipótese de as mover, tu conseguiste empilhar... uau!
    Tenho que experimentar esta receita pois o aspeto é absolutamente perfeito e eu gosto imenso de pavlova.
    Excelente participação no WBD.
    Um abraço apertadinho.

    ReplyDelete
  28. Olá Lia: esta é das pavlovas mais bonitas que já vi ( e já vi muitas por esta blogosfera). Adorei a apresentação e as cores. Linda!!!
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  29. WOW! O que dize desta pavlova fantástica?! Era capaz de ficar aqui horas a fio a admirá-la. Ficou linda, encantadora, um charme. Adoro a combinação com os frutos vermelhos, para mim está perfeita.
    Parabéns por esta masterpiece. ;)
    Beijinho.

    ReplyDelete
  30. Que visão fantástica! Ando há muito tempo a pensar fazer uma e ainda não fiz a tua inspirou-me novamente.
    Beijinhos
    Ana

    ReplyDelete
  31. Simplesmente LINDA!
    Muitos parabéns Lia. Um dia destes venho aqui buscar a receita.
    Bjnhos

    ReplyDelete
  32. E se ha coisa que esta pavlova grita é amor, minha querida bundette!!!
    :) Eu fiquei encantada a olhar para ela! E olha aqui entre nós as duas, é daquelas coisas que tenho pendentes! Uma vez experimentei uma da Nigella e ficou espalmada! Nem a suspiro chegou!
    Mas pronto, fico a namorar esta! :))
    E sim, love makes the world a better place!
    Beijinho triplicado,
    Mena.

    ReplyDelete
  33. Simplesmente lindaaaaaa!!!!

    ReplyDelete
  34. Uau!!!!! Linda, linda, linda, deliciosa, deliciosa e deliciosa.
    Beijinhos,
    Fernanda.

    ReplyDelete